Latest Posts:

Manta birostris | Barbatanas Blog

Filo: Chordata                                                                                     
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Rajiformes
Subordem: Myliobatidae
Família: Mobulidae
Género: Manta
Espécie: Manta birostris

A manta gigante! Quem já teve a oportunidade de observar este animal sabe o quão majestosos são e com que graciosidade deslizam sob a água.
É a maior espécie de raia existente, podendo atingir 7metros de envergadura mas existindo registos de maiores comprimentos, comportando pesos na ordem das 2 toneladas.
Esta manta consegue fazer mergulhos profundos e existem registos de mergulhos superiores a 1000 metros de profundidade!
São filtradores, ou seja, alimentam-se de pequenas partículas e seres que se encontram na coluna de água.


Ao contrário do que muitas pessoas poderão assumir, as mantas não desovam, em vez disso, as crias nascem completas após o período de gestação, no entanto não existe placenta envolvida, mas sim a simples formação de um ovo no qual a cria se desenvolverá e nutrirá. Quando a fêmea está pronta para libertar as crias, salta 2m no ar até que a cria saia. Um facto interessante é que nascem completamente enroladas e só após várias horas é que adquirem a sua forma normal.

Infelizmente estão na Lista vermelha da IUCN, tendo o estatuto "Vulnerável" e continuam a ser capturadas pela pesca, quer seja  acidental ou propositada, no entanto, medidas de conservação já foram implementadas em alguns países e esperemos que com isto, este fantástico animal possa continuar a planar pelas águas do globo.

Até à próxima! 
Share on Google Plus

About Barbatanas

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário