Latest Posts:

Phycodurus eques | Barbatanas Blog


Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Syngnathiformes
Família: Syngnathidae
Subfamília: Syngnathinae
Género: Phycodurus
Espécie: Phycodurus eques


Majestoso, maravilhoso, fantástico, soberbo... Não há adjectivos suficientes para descrever este peixe.
Nem parece um peixe de tão elegante que é!

É uma de duas espécies de dragões marinhos, sendo esta a que maiores apêndices tem, com o objectivo de se camuflar utilizando a sua aparência. 
Pequenos camarões confundem as suas maravilhosas formas com algas e procuram abrigo aí. Erro fatal! Acabam por ser o almoço do dragão marinho que os suga pela sua pequena boca em forma de tubo.


Os seus graciosos movimentos lembram folhas de algas que se movem ao sabor das correntes, no entanto, utilizam as barbatanas translucidas para avançarem ou alterarem a sua direcção. Um facto interessante é que são dos poucos animais que se move para se esconder!

Tal como os cavalos marinhos, é o macho que toma conta dos ovos. Entre 100 e 250 ficam agarrados a uma zona especial na parte de baixo da sua cauda, onde a sua parceira de vida os depositou.
Passadas 4-6 semanas os ovos eclodem e pequenos dragões marinhos aventuram-se nas águas Australianas, onde 1 em cada 20, se tornarão maravilhosos adultos com mais de 20cm de comprimento.

Infelizmente, a sua beleza é também a sua faqueza, pois mergulhadores capturam alguns espécimens, apesar de proibido, para levarem para os seus aquários em casa, onde muitos acabam por morrer devido  aos fracos cuidados, e assim, esta espécie está listada na IUCN como "Quase em perigo".

Por isso já sabe, se alguma vez for mergulhar para ver estes animais, faça a sua quota parte para os proteger, deixando-os no seu habitat natural, não poluindo e sensibilizando outros para o mesmo.

Até à próxima! 
Share on Google Plus

About Barbatanas

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário