Latest Posts:

Phyllopteryx taeniolatus | Barbatanas Blog


Filo: CHordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Syngnathiformes
Família: Syngnathidae
Género: Phyllopteryx
Espécie: Phyllopteryx taeniolatus


Uma de duas espécies de dragões marinhos. Tal como seu primo, este peixe habita as águas Australianas a uma profundidade que pode chegar aos 50m!
Aí, utiliza a sua incrível forma para se camuflar entre a vegetação e caçar os surpreendidos camarões que o julgavam mais uma alga no meio da paisagem.



Tal como Phycodurus eques, este animal forma laços para a vida, e todos os anos por altura do início do Verão, é possível encontrar o par a fazer um bonito bailado que se prolonga pela noite e que termina com a fêmea a depositar os seus ovos rosados na zona inferior da cauda do macho. Mais tarde quando os ovos eclodirem, miniaturas dos adultos caem para a vegetação e começarão uma vida individual na esperança de atingirem a maturidade e uns fantásticos 45cm de comprimento.

No entanto, terão de superar inúmeros perigos que os colocam no estatuto de "Quase em Perigo" e que englobam destruição do habitat, da teia trófica e poluição.

Por isso, cuide do planeta se um dia quiser ir até à Austrália e contemplar tais criaturas.

Até à próxima!
Share on Google Plus

About João

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Most Trending