Latest Posts:

Sphyrna mokarran | Barbatanas Blog


Filo: Chordata
Classe: Chondrichthyes
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Sphyrnidae
Género: Sphyrna
Espécie: Sphyrna mokarran

O tubarão-martelo! Finalmente um tubarão no blog =D

Ao contrário do senso comum, não existe apenas UM tubarão martelo, mas todo um género deles,
o género Sphyrna, que incluí o Tubarão-martelo rugoso e liso, o tubarão-martelo dourado, entre outros...

Este grande peixe, que chega a atingir 6m, encontra-se em diversas partes do globo, em regiões tropicais onde se alimenta de crustáceos, cefalópodes, peixes, etc.
É um tubarão vivíparo, com o saco vitelino como orgão análogo à placenta nos mamíferos. Numa ninhada poderão nascer entre 6 a 55 crias, de uma gestação que dura aproximadamente 11 meses. No entanto, fêmeas apenas acasalam a cada dois anos.


Estas crias já nascem completamente formadas e são caçadores em miniatura, e tal como os seus grandes familiares, dependem de diversos sentidos para isso.
Um deles é a electrorecepção. Elasmobranchii, tal como tubarões e raias, têm na cabeça, junto ao focinho uma série de orgãos de recepção dos campos magnéticos que se chamam Ampolas de Lorenzini que utilizam para detectar e caçar presas escondidas, mesmo enterradas na areia! Um outro exemplo dos sentidos, que é comum a todos os peixes, é a linha lateral, capaz de captar vibrações na água, mudanças de temperatura e pressões, e assim facilita a orientação dos peixes em zonas com obstáculos, por exemplo durante a noite em locais rochosos.

Tal como muitas outras espécies de tubarões, também esta tem as suas populações em declínio e está listada como "Em perigo", quer seja por pesca acidental ou propositada, uma vez que as barbatanas destes tubarões são bastante grandes.
Algumas medidas estão a ser tomadas, mas nenhuma conhecido que seja direccionada especificamente para este tubarão.


FACTO - A diferença entre tubarões machos e fêmeas é possível através da observação do hemipénis, que é um par de órgãos destinado à reprodução.

Até à próxima!
Share on Google Plus

About João

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Most Trending