Latest Posts:

Stenopus hispidus | Barbatanas Blog


Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Subordem: Pleocyemata
Família: Stenopodidae
Género: Stenopus
Espécie: Stenopus hispidus


Esta publicação está mais orientada para os aquariófilos! =)

Alguns já conhecem só pelo nome científico, mas se eu disser Camarão bandeado, muitos de vocês associarão de imediato.

Estes camarões chegam aos 7-10cm, com o macho ligeiramente mais pequeno que a fêmea.
É regularmente encontrado em estações de limpeza, onde remove tecido morto, algas e parasitas a animais maiores. Mas antes de limpar algum organismo, elabora uma dança como sinal.
É uma espécie monogâmica, ou seja, fiel ao parceiro durante toda a vida, e ocupam uns luxuosos 1 a 2 metros quadrados de recife.



Um facto interessante acerca desta espécie é que membros perdidos são facilmente regenerados após as mudas e é durante a muda que o acasalamento ocorre. Inicialmente existe o toque com as antenas e o abano das garras, de seguida a fêmea vira-se e eleva o seu abdómen, o macho aproxima-se com o seu abdómen levantado e agarra a fêmea contra ele, por fim acontece o acasalamento e a desova ocorre. Os ovos destes seres são verdes e ficam com a fêmea durante 16 dias nos seus pleópodesApós estes dias as larvas eclodem mas continuam agarradas à fêmea antes de se tornarem parte do plâncton onde sofrerão metamorfoses até se tornarem adultos.

Concluindo, se tens um aquário de recife, este é um dos habitantes que com certeza irás querer: com cores bonitas, comportamentos excelentes e ainda com um ar engraçado!

Até à próxima!
Share on Google Plus

About Barbatanas

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Most Trending