Latest Posts:

Glaucus atlanticus | Barbatanas Blog


Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Ordem: Nudibranchia
Família: Glaucidae
Género: Glaucus
Espécie: Glaucus atlanticus

Fantástico ser! Com um lindo cinza-prateado e um azul brilhante, este pequeno nudibranquio flutua nas águas tropicais e temperadas de todo o mundo onde se alimenta de outros invertebrados que encontra, tais como Physalia physalis, Porpita porpita e Velella velella. Ao se alimentar de organismos do filo Cnidaria,  ingere também os nematocistos destes e usa-os como protecção incorporando-os no seu corpo.



Com uns meros 3cm de comprimento, necessita de toda a protecção que consegue obter, quer seja através dos já referidos nematocistos ingeridos quer através da camuflagem, proporcionada pela sua cor: o azul que se vê de cima confunde-o com o oceano e o prateado que se observa de baixo, camufla-o com o céu. Um facto curioso é que a noção de visão superior e inferior nesta espécie está alterada. O que se observa olhando de cima é de facto o ventre do animal que flutua devido aos gases no seu estômago, enquanto que a parte  de baixo é na realidade as costas.
Em termos reprodutivos, tal como os seus parentes nudibranquios, Glaucus atlanticus é hermafrodita, e assim, possui tanto o sexo masculino como feminino. Quando dois organismos desta espécie se encontram, acasalam e ambos produzem fios de ovos que são regularmente depositados nas carcaças mortas das suas presas.

De facto os ecossistemas de todo o mundo têm criaturas maravilhosas! 

Até à próxima!
Share on Google Plus

About João

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Most Trending