Latest Posts:

Janthina janthina | Barbatanas Blog


Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Família: Janthinidae
Género: Janthina
Espécie: Janthina janthina

Já alguém viu um caracol cujo método de deslocação é a flutuação? Pois eu não, no entanto, existe! O seu nome é caracol roxo comum ou Janthina janthinae desloca-se aprisionando bolhas de ar numa camada fina de quitina que o mantém à superfície e assim permite que as correntes o transportem.



Esta é outra das espécies que preda Physalia physalis, o perigoso hidrozoário urticante e Velella velella, tal como Glaucus atlanticus os devora! E assim como este, a sua coloração é um mecanismo de defesa que o camufla com as cores do oceano ou dos céus, dependendo do ângulo de visão.

Um aspecto extremamente curioso é que todos os indivíduos nascem machos e ao longo da vida é que se tornam fêmeas, fêmeas estas que carregam os ovos até estes eclodirem. Posteriormente as larvas formam as bolhas com um seu pé e ficarão o resto da sua vida a flutuar no oceano. No entanto, caso a jangada de bolhas se quebre,  Janthina janthina afundará e morrerá.

Até à próxima!
Share on Google Plus

About João

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário