Latest Posts:

Physeter catodon | Barbatanas Blog


Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Família: Physeteridae
Género: Physeter
Espécie: Physeter catodon

O cachalote! Gigantes mamíferos cujos machos atingem 20.5m e as fêmes 12m.
Distinguem-se facilmente de outros cetáceos pela sua cabeça em forma de caixa, que alberga um órgão - órgão do espermacete - que  produz exactamente esta substância, espermacete, e que daí derivou o nome em inglês desta espécie (Sperm whale). No entanto, em nada está relacionado com a reprodução, mas sim com um equívoco: Quando esta substância foi encontrada, deduziram que seria esperma, e assim surgiu o nome.
Ainda não se sabe ao certo para que serve, mas deduz-se que seja para diminuir o volume da baleia e a sua flutuabilidade durante mergulhos mais longos ou para focar e reflectir o som.


Os mergulhos efectuados por estas baleias são bastante profundos, podendo chegar aos 3Km, por isso as crias não os efectuam. Nestes mergulhos caçam por lulas, polvos, tubarões e raias. através da ecolocalização, anteriormente referida nesta publicação.

São animais gregários e encontram-se mais regularmente em grupos de 30 indíviduos, que são agrupados geralmente por tamanho e/ou sexo. Fêmeas e crias constituem grupos, tal como machos sexualmente imaturos.
Estes machos são bastante agressivos e no séculos XIX eram bastante perigosos para os baleeiros, no entanto para as novas tecnologias não causam grande perigo. Isto levou a que os seus números baixassem de tal modo que são classificados como "Vulneráveis".

Até à próxima!
Share on Google Plus

About João

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Most Trending