Latest Posts:

Porpita porpita | Barbatanas Blog


Filo: Cnidaria
Classe: Hydrozoa
Ordem: Anthoathecatae
Família: Porpitidae
Género: Porpita
Espécie: Porpita porpita

Mais um invertebrado lindo!

Continuando com a série de publicações sobre invertebrados, conheçam Porpita porpita, uma colónia de hidrozoários flutuantes com cerca de 2,5cm de diâmetro.
Este organismo alimenta-se do plâncton marinho, pequenos peixes e ovos, e tal como Physalia physalia, é constituído por pólipos especializados em certas funções, tais como reprodução, alimentação, captura de alimento, etc.
Sendo um Hydrozoa, possuí nematocistos, células urticantes e venenosas, mas cuja toxina não é fatal para os humanos, no entanto é irritante.



É hermafrodita, possuí tanto o sexo masculino como feminino e os seus pólipos reprodutores libertam para a água gâmetas sexuais que depois da fecundação originam larvas. Estas larvas desenvolvem-se tornar-se-ão pólipos que formarão as flututantes colónias.

Pequeno como é, Porpita porpita, é alimento de diversos animais que habitam o Oceano Pacífico, passando pelo Atlântico e Índico, e alguns deles também estão à deriva, tal é o caso de Glaucus atlanticus e Janthina janthina.

Aconselha-se a evitar este ser vivo quando o virem, pois a irritação da pele pode ser bastante desconfortável, e para além disso, este maravilhoso ser está muito melhor na sua grande casa: o Oceano!

Até à próxima!
Share on Google Plus

About João

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Most Trending