Latest Posts:

Tetraodon nigroviridis | Barbatanas Blog


Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Tetraodontiformes
Família: Tetraodontidae
Género: Tetraodon
Espécie: Tetraodon nigroviridis

Já ouviram falar do peixe balão, certo? "Sim, aquele com bastantes espinho, do mar..." Exactamente! E o de água doce, conhecem?

Bem, T.nigroviridis não é propriamente apenas um peixe-balão de água doce, também habita as regiões salobras (a concentração de sais não é tão elevada como a água salgada, mas também não é tão baixa para ser água doce) do Sul e Sudeste Asiático.
Com os seus 17cm e comportamento agressivo em cativeiro, é desaconselhável acomodá-lo em aquários, no entanto é possível fazê-lo. E deixem-me que vos diga, ver este peixinho pelo aquário é super engraçado!
Para começar, é bastante curioso, então quando vê um gastrópode (que está incluído nos seus hábitos alimentares, bem como crustáceos e ocasionalmente plantas), aí sim a festa começou! Ele coloca-se num posição estranha, cauda de lado e cabeça virada para o que observa e de repente... BAM! Já mordeu!


Na natureza, os adultos habitam ribeiros e rios onde não só se alimenta do já mencionado, mas também por vezes de escamas de outros organismos, acrescentando mais um "Contra" para a manutenção saudável desta espécie em cativeiro.

Um facto bastante curioso, é que esta espécie possui o genoma mais pequeno conhecido dos vertebrados, então com uma simples pesquisa nos motores de busca, é fácil encontrar assuntos relacionados com isto mesmo.

Não existe aparente dimorfismo sexual, e em cativeiro a reprodução é bastante difícil. A fêmea irá escolher uma superfície lisa para colocar os seus ovos e cerca de uma semana mais tarde, estes começarão a eclodir após todo o carinho dos progenitores.

São de facto, seres fascinantes, mas tenham cuidado, pois tal como outros Tetraodon, possuem substâncias tóxicas na pele, por isso, cuidado se por acaso necessitarem de manusear algum.

Até à próxima!
Share on Google Plus

About João

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário