Latest Posts:

Trichechys inunguis | Barbatanas Blog


Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Sirenia
Família: Trichechidae
Género: Trichechus
Espécie: Trichechus inunguis

Manatim! Finalmente no blog! =D

O manatim é um mamífero aquático dos sistemas de água doce, um herbívoro que chega aos 2.8m e aos 540Kg!
Este grande animal perdeu as suas patas traseiras, e em vez, ganhou uma cauda para se propulsionar pelo Amazonas, onde procura águas mais rasas e claras para se alimentar da vegetação que aí ocorre ou águas mais escuras e profundas para se proteger quer da predação (por humanos), quer da seca dos canais.

Este manatim em especial não possui unhas, daí o seu nome em latim significar literalmente "sem unhas", e tal como os mamíferos aquáticos seus parentes, possui muito pouco pelo, mas possui "bigodes" no seu focinho.


A sua reprodução é muito semelhante à dos seus primos, em que apenas é produzida uma cria durante o ciclo reprodutivo, que dura 24meses, e as fêmeas após este período, passam cerca de 2 a 3 meses em intervalo.

Diversas vezes é possível encontrar marcas de hélices de barcos em indivíduos deste género, pois sendo nadadores lentos têm dificuldade em desviar-se. Mas este não são os únicos perigos que enfrentam, a caça, destruição de habitat e as redes de pesca, fazem com que os seus números diminuam. Isto levou a que recebesse o estatuto de "Vulnerável" de acordo com a IUCN.
No entanto, algumas medidas estão a ser tomadas em alguns países como na Colômbia e noutros locais específicos, como parques naturais.

FACTO: Os indivíduos do género Trichechus têm molares em constante crescimento, que substituem os que caem ou que se desgastam à medida que vão sendo utilizados.

Até à próxima!
Share on Google Plus

About João

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário