Latest Posts:

Balaenoptera musculus | Barbatanas Blog


Phylum: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetartiodactyla
Familía: Balaenopteridae
Género: Balaenoptera
Espécie: Balaenoptera musculus

A baleia-azul é o maior animal que já alguma vez viveu no grande Planeta Azul. Podendo chegar a atingir 30m de comprimento, este organismo consegue pesar 100 toneladas ou mais!
O seu corpo é longo e pontiagudo e a sua barbatanas dorsal bastante pequena em relação ao corpo, com apenas 30cm no seu ponto mais alto! O espiráculo das baleias-azuis apresenta dois orifícios e a título de curiosidade os seus jactos podem atingir umas incríveis alturas de 10m!

Estas baleia já foram chamadas de "sulphur bottom" (sulphur = enxofre; bottom = fundo, parte de baixo), devido à cor amarelo-esverdeada do seu ventre que provém da alimentação. A alimentação consiste em pequenos crustáceos chamados krill e ingerem uns astronómicos 3600 Kg destes organismos por dia, ou mais! Alimentam-se, geralmente, a profundidades inferiores a 100 m, no entanto animais que tinham sido alvo de arpões atingiram uns fantásticos 500 m de profundidade!

É de senso comum que as baleias-azuis são grandes migradores, no entanto, os padrões de migração não são bem conhecidos, para além disto, existem populações de baleias que permanecem na mesma zona todo o ano, devido à oferta contínua de alimento que aí existe. Já outras, percorrem grandes distâncias para locais de altas latitudes na esperança de encontrarem melhores ofertas.

Duas baleias azuis exibindo o seu tamanho.

Existem quatro subespécies deste gigantes amistosos, espalhados por todos os oceanos:

B. musculus musculus - Atlânticos Norte e Pacífico Norte;

B. musculus intermedia - Oceano Antártico

B. musculus indica - Oceano Índico

B. musculus brevicauda - Oceano Índico e Sul do Pacífico, apelidada de baleia-azul pigmeu.

No entanto, todas elas são animais a proteger, já que estão classificadas como "Em perigo", de acordo com a lista vermelha de IUCN. As causas são basicamente devido aos baleeiros que as capturavam, no entanto, estão protegidas a nível global desde 1966, com a última capturada ilegal registada em 1976. No entanto, os seus números ainda são reduzidos e o seu ciclo de vida poderá ter alguma influência.

B. musculus atinge a maturidade sexual por volta dos 6-10 anos de idade e as crias nascem a intervalos de 2-3 anos com a gestação a durar 12 meses aproximadamente. As crias nascem com aproximadamente 7 m de comprimento e bebem diariamente +/- 380l de leite o que equivale a um aumento de peso de 91 Kg/dia ou por outras palavras, 3.8 Kg/h!!!

Como podem perceber, estes animais são simplesmente os maiores em tudo o que fazem! A sério, tudo! Por estas e tantas outras razões são considerados animais magníficos, majestosos e simplesmente encantadores. Características que também podem ser atribuídas aos seus lindos cantos.

Fiquem bem e... Até à próxima! 
Share on Google Plus

About João

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Most Trending