Latest Posts:

O que é uma Sump? | Barbatanas Blog

Olá a todos!

O tópico de hoje são as Sump! O que são, para que servem e como montar uma sump são alguns dos tópicos que vamos hoje abordar no Barbatanas. 

Ora bem, simplificando o assunto, sumps são filtros.

As sumps são reservatórios de água que, geralmente, ficam por baixo do aquário, e nelas podemos colocar todo o tipo de equipamentos e mídia imagináveis. A água desce por um furo no aquário ou por overflow, seguindo por tubagem, geralmente PVC até ao primeiro compartimento da Sump.

Sim, a sump está compartimentada! Numa sump a água é forçada a passar pelos compartimentos, de uma forma ordeira, através do posicionamento estratégico de separadores (em vidro ou acrílico, por exemplo).

Exemplo de organização de uma sump
A organização mais comum de uma sump passa pela entrada de água vinda do aquário para uma meia-filtrante ou lã, seguindo o seu caminho para a secção de filtração biológica, onde poderão encontrar os mais diversos tipos de mídia para fixação de bactérias.

Após a filtração biológica, as coisas já irão ser diferentes consoante o vosso tipo de aquário. Se for um Salgado, geralmente é em seguida que se instala o Escumador, depois os reactores e aquecedores, no entanto, se for um de água doce, regra geral a água segue de imediato para o aquecimento.

Pois bem, após toda a preparação para a água ficar impecável para voltar ao aquário, é necessário fazê-la subir, e isso é conseguido através de uma bomba de retorno.

Refúgio à esquerda na imagem
Simples, certo?

Para além de tudo acima mencionado, as sumps podem ser excelentes locais para montar um Refúgio Marinho, um filtro de plantas, podem ser apenas utilizadas para aumentar o volume ao vosso aquário (como sabem, mais volume = mais estável a química da água) entre mil e uma outras funcionalidades.

Apesar de não serem muito utilizadas em aquários de água doce, não existe nenhum contra à instalação duma num sistema desse género. Custos à parte, são só vantagens!

Assim como as suas funcionalidades e "recheio", a forma como se monta uma sump não está escrito em pedra! Deixo em baixo alguns link com exemplos de montagens.


Resumindo, a sump é um reservatório adaptado a um tipo específico de aquário, ajudando à filtração e mantendo os equipamentos escondidos!

Espero ter-vos ajudado a perceberem realmente o que é uma sump! Questões são sempre bem-vindas, uma vez que este tópico dá muito que falar!

Fiquem bem e... Até à próxima!
Share on Google Plus

About João Figueiras

The author studied Marine Biologist and is a fishkeeper since the age of 12. The most exciting aspect of the hobby for him is to breed fish and develop certain strains of fish and invertebrates.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Most Trending